domingo, 20 de maio de 2012

Sábado

Um sábado diferente, diferente para quem não participa dos sábados corriqueiros das pessoas da zona sul, especialmente Leblon. Sábado com praia, ou como na atual estaçaõ , sábado de compras, de brunches ou apenas  "cafés da manhã" nos lugares mais aprasíveis, Sucos,Padarias e outros tantos.
Este dia de fim de semana foi muito diferente, para quem nem sonha com tal evento.
O evento era uma festa de aniversário.
Aniversário de dez anos, onde o convite dizia tratar-se da exibição do filme "Os Vingadores", no cinema Leblon, com direito, após o filme, degustar bolo, doces e refrigerantes.
Pedia-se  quem quizesse fosse de fantasia de herois, herois tão conhecidos para os jovens , e também para os menos jovens.
Há dezenas de anos, quiça, uma centena, os herois são ídolos de gerações, a começar com Flash Gordon, Mandrake, Superman, Batman, Hulk, Homem de Ferro e muitos outros.
"Os Vingadores" estavam na tela do cinema Leblon, lutando, naturalmente para conservar a vida do planeta.
Os vingadores, esses que estavam ali para assistir o filme, esses irão vingar oque?!
As comemorações atuais de aniversário dos "miudos" são , algumas vezes a projeção de filmes, onde a projeçaõ propriamente dita é apenas um complemento. Trata-se mais de festa onde a pipoca, naturalmente faz parte, como arma a ser atirada a esmo, ou não, no amigo, amiga, companheiro. É uma brincadeira.
Uma brincadeira  inocente. Inocente?
Como é simples descambar para atirar no próximonão somente com a inocente pipoca, mas com qualquer coisa que esteja à mão, como as almofadas, usadas para aumentar o assento da poltrona algo pesadas, e inadequadas para serem usadas como projétil.
São crianças "inocentes", liberadas para se divertir, correr, pular , inventar artes "inocentes".
A violência que passava na tela, as lutas entre os herois incentivava o público?
Será?
A sessão de cinema foi transformada em campo de batalha entre "amigos" na platéia.
Adultos presentes tentavam acalmar os animos. Durante algum tempo foi posível.
As brincadeiras começaram a se transformar em coisa antiga, usadas em aniversários de outras gerações: Quem não se lembra do "pera, uva ,maçã, ou salada mista".
Brincadeira inocente?! Outros aniversários?
Beijo na  boca? Pode?
As festas com gelatina, sorvete, esconde/esconde, caça ao tesouro e outras "antigas" eram tão diferentes? As crianças eram outras?
A violência era outra?
Mudou o que? O que mudou?
Mudei eu? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário