sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Cinema sempre e para sempre.

Carnaval é tudo de bom, especialmente porque fica próximo do evento Oscar, a premiação dos melhores filmes do ano de 2011
Mas para mim Carnaval é ficar em casa, com possíveis saídas para o cinema
È preciso ter  a programação dos filmes dos cinemas, dos horários e... os roteiros dos blocos carnavalescos, pois como moro no lugar mais central dos folguedos dos carnavalescos de rua, isto é das concentrções , assim chamadas, para que multidões possam se reunir, a espera do evento propriamente dito, horas mais tarde.
Os principais partecipantes dos blocos, os músicos e os fantasiados com apuro são os últimos a chegar para que a folia possa começar.
Então é preciso considerar todos esses fatos para que uma velha possa se programar a ver um filme.
Foi aí , que em pleno domingo de Carnaval me dirigi a pé ao Cine Roxy, um dos últimos remanescentes do tempo em que cinema era a única diversão do povo.
Na sala 3 do Roxy, que fica no andar superior  foi entregue o oculos de 3D. Alguns filmes eu já assistira  em 3D, sem grande entusiasmo.
A "Invenção de Hugo Cabret", que é ot filme em questão parece ser o inventor do uso do 3D, que mavavilha, que plasticidade, profundidade da imagem, estonteante.
Mas isto é somente uma parte do que se possa dizer desta obra prima.
É uma homenagem ao celuloide? È uma ode ao cinematógafo, a Lumiere? è uma introdução ao mecanicismo, e ao uso apropriado dele? É  um trabalho integrado entre os técnico modernissimos do atual cinema, trazendo a nós os primórdios, tão cativantes de beleza inusitada.
É tudo isso e muito mais, cada um verá outras nuances, pontos novos, não percebidos.
Para mim foi também um exercício ou melhor um entendimento mais amplo de nossa teoria da nova psicanálise.
As máquinas são as formações, como aliás é mencionado durante um diálogo, são todas formações que devem ser comprendidas, consertadas (to fix como diz Hugo frequentemente), e a chave, (o gancho de que fala o nosso mstre) precisa ser procurado até, possivelmente encontrar o buraco da fechadura.
Mas que digo eu?! Vejam e tirem suas conclusões .

Nenhum comentário:

Postar um comentário